Nomes de flores: significados e como presentear

Seja para um primeiro encontro, uma ocasião especial ou simplesmente demonstrar carinho por aquela pessoa querida, presentear com flores é uma ótima escolha, independentemente de qual seja a ocasião.

No entanto, apesar de ser um tipo de presente que não falha, acertar na escolha requer uma boa dose de paciência. Não só para escolher as mais bonitas, mas também para eleger as que expressam melhor os seus verdadeiros sentimentos. Afinal, você não quer causar uma péssima impressão ou dar aquela pisada de bola, não é?!

 

Banner Pomada do Dração e do Tigre

Nomes das flores e os seus significados

Embora haja uma infinidade de flores, algumas são escolhas unânimes quando o assunto é presentear.

Cheias de vida, aromas deliciosos e personalidade, essas flores vão bem sozinhas ou em lindos arranjos, e expressam diversos significados a partir de suas cores. Basta saber como distingui-las para demonstrar o que sente ou simbolizar um momento.

Confira a seguir os nomes de flores e quais os seus significados, além das ocasiões que você pode usá-las como um lindo presente:

 

Orquídeas

Significados: delicadeza e graciosidade, representa o amor, beleza, requinte e força.

Ocasiões: casamentos ou noivados, para casa nova.

Com uma longa duração de vida, se comparada a outras espécies de flores, as orquídeas são perfeitas para qualquer tipo de ocasião. São elegantes, exalam refinamento e inocência, e costumam chamar atenção imediatamente no ambiente.

Graças à grande variedade de cores de orquídeas, seus significados vão desde: amor, requinte até cortejar uma mulher. Como também é o símbolo chinês para muitas crianças, o charme maduro, beleza e vida longa.

 

Tulipas

Tulipas

Significados: Tulipas brancas expressam prosperidade e beleza. Já as tulipas vermelhas podem significar uma declaração de amor.

Ocasiões: casamentos ou noivados (casais mais tradicionais), início de conquista

Assim como as Orquídeas, há uma grande variedade de cores disponíveis de Tulipas, o que possibilita presenteá-las em várias ocasiões. São excelentes flores para arranjos e buquês, mas também podem ser encontradas em vasos. Nesse segundo caso, o vaso ajuda a aumentar a durabilidade das flores e facilita o replantio do bulbo.

A seguir, algumas das cores e significados das Tulipas:

  • Brancas: intimamente ligados as reivindicações de valores referente a Paz ou a liberdade e dignidade dos Seres;
  • Vermelhas: representa uma declaração de amor;
  • Roxas: luxo, requinte e elegância;
  • Amarelas: deixou de ser “um amor impossível” para expressar os bons pensamentos e intenções nobres, tendo relação com a luz do sol e a prosperidade.

 

Girassóis

Significados: adoração a vida, glória, paixão e dignidade. Dependendo de sua postura, também pode expressar alegria, integridade e respeito.

Ocasiões: presentear homens, todas as ocasiões.

Ideais para alegrar o ambiente, os girassóis são flores que vão bem sozinhas, plantadas em vasos, ou compondo buquês de flores e arranjos florais.

Apesar de a maioria possuir cores amareladas com centros mais escuros, também existem algumas variedades com tons de castanho-avermelhado, laranja, pétalas listradas e com o centro com as cores verde e amarelo. Alguns tipos não possuem o disco central, sendo totalmente cobertos por pétalas.

 

Ciclames

Ciclames

Significados: está ligada à momentos de resignação e renúncia, necessários para nosso crescimento interior. Também expressa fé em si mesmo.

Ocasiões: para pessoas que estão passando por transições difíceis.

Na linguagem das flores, sua presença ajuda em momentos de difícil entendimento, uma vez que os sentimentos são acalentados pelo Ciclame. O significado desta flor está intimamente ligado a transformação interior, para o lado positivo da vida.

 

Margaridas

Margaridas

Significados: considerada a flor das donzelas, representa juventude, virgindade, amor inocente e sensibilidade.

Ocasiões: jantar com amigos, todas as ocasiões.

As margaridas são muito procuradas para composição de arranjos e vasos para presente, não só por conta dos seus significados como também por transmitir jovialidade, alegria e bem querer. Margaridas são símbolos de bondade e do afeto.

 

Lírios

Significados: maternidade, inocência e constância. É também um antigo símbolo da pureza, nobreza e majestade. O amor puro e virginal da fé cristã.

Ocasiões: casamentos ou noivados, presentear homens.

Com uma fragrância forte, doce e característica, essas flores foram consideradas na antiguidade como sinais de fertilidade e de uma vida pura. Também foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. No Feng Shui, os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses significa “Amor eterno”.

  • Lilás e/ou brancas: inocência;
  • Azuis: constância;
  • Brancos: discrição;
  • Amarelos: desengano.

 

Hortênsias

hortensias

Significados: realização de bons propósitos. Dependendo da cor, pode representar também a obstinação, energia, honra, etc.

Ocasiões: todas as ocasiões.

As hortênsias podem ser encontradas em floriculturas, plantada em vasos ou compondo lindos arranjos de flores. Essas flores chama a atenção naturalmente, por sua beleza e composição natural dos seus cachos.

 

Cravos

cravos

Significados: depende da cor. Cada tipo possui uma história própria e especial.

Ocasiões: presentear homens, início de conquista.

Para os gregos e os romanos, os cravos foram muito importantes, tornando-se até mesmo um símbolo no pico da civilização. Em Roma, também era conhecida como “Flor de Jove”, isso porque Jove era o mais bondoso e admirado dos deuses.

  • Vermelhos e rosas: demonstram amor, gratidão e admiração;
  • Vermelhos escuros: profundo amor e carinho;
  • Brancos: admiração. Os cravos brancos estão ligados ao amor puro, bem como representam talento e boa sorte;
  • Roxos ou púrpura: a ausência de capricho, solidão e inconstância;
  • Amarelos: exclamação de rejeição ou desdém (“Você me desiludiu”);
  • Cores sólidas: símbolo para uma afirmativa – sim.
  • Listrados: significam “não”, a recusa. Ou “Desculpe, não posso ficar com você”.

 

Prímulas

primulas

Significados: amizade e lealdade. Simboliza um forte vínculo entre duas pessoas, assim como uma felicidade nascida de uma amizade baseada em profundo respeito e lealdade.

Ocasiões: jantar com amigos, para casa nova.

São belas e resistentes, e são facilmente encontradas em forma de arranjos, vasos ou buquês combinadas com outras flores.

Pelo próprio significado destas flores, costumam ser muito utilizadas para presentear pessoas especiais em datas e ocasiões de comemorações.

 

 

Claro que não esquecemos das flores mais importantes quando se trata de simbologia: as rosas!

Fizemos uma matérias especial somente para essa flor que tanto expressa o amor e a paixão.

Veja em: Cores de rosas e os seus significados

Banner E-book Kunyaza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *