Catuaba a bebida do tesão: saiba mais sobre

Conhecida por seus excelentes efeitos afrodisíacos, a Catuaba é um tipo de bebida com origem aqui no Brasil que, ao contrário do que muitos pensam, é produzida através dos ramos, a casca da raiz e folhas de diversas plantas que são popularmente chamadas de ‘Catuaba’. As mais comuns são as raízes de Anemopaegma arvense (Bignoniaceae), encontradas principalmente nos estados com cerrado. Assim como as Trichilia catigua (Meliaceae), cascas do caule de uma árvore pequena comum na mata atlântica.

Repletas de nutrientes, as raízes de Anemopaegma arvense possuem substâncias como chinchonaina Ia, IIa e kandelina A1, dentre outras. Substâncias estas que tem grande atividade antioxidante. Já as cascas de Trichilia catigua possuem cumarinas, taninos, flavanolignanas, esteróides e saponinas, sendo que esta última tem propriedades que aumentam a produção da testosterona no homem e da progesterona na mulher.

 

Banner Pomada do Dração e do Tigre

Características da Catuaba

Usadas desde a antiguidade como afrodisíaco pelos índios Tupi, a Catuaba, além de ser estimulante sexual, apresenta outras características como: serve para ajudar no tratamento de cansaço, falta de memória, neurastenia, esgotamento mental, impotência sexual, nervosismo, depressão e fadiga.

 

Benefícios da Catuaba

Entre suas propriedades e ações afrodisíacas, tônicas e estimulantes energéticas, a Catuaba oferece os seguintes benefícios para o nosso corpo:

 

– Melhora o desempenho sexual: As cascas da Trichilia catigua provocam vasodilatação no corpo cavernoso peniano de modo parecido ao sildenafil, ativo do Viagra. A ioimbina, um alcaloide antagonista do fator ativador de plaquetas (PAF, platelet activating factor), leva à diminuição da adesão plaquetária, auxiliando na vasodilatação da artéria peniana e provocando maior fluxo sanguíneo ao corpo cavernoso, bem como o prolongamento do tempo de ereção.

Além do mais, atuam nos neurônios estimulando a diminuição na receptação de neurotransmissores, especialmente serotonina e dopamina, como um tipo de antidepressivo e estimulante físico. Ambos os efeitos mostram-se benéficos aos pacientes idosos com disfunção erétil causados por problemas vasculares genitais e estados depressivos leves, condições muito comuns no homem da meia idade em diante.

– Atividade antioxidante: com seu potencial antioxidante, a Trichilia catigua ajuda especialmente na prevenção de desordens neurológicas associadas ao estresse oxidativo e redução de fluxo sanguíneo.

Quantidade recomendada

A quantidade diária recomendada das cascas em pó ou secas da Trichilia catigua é de 4000 mg. Já a tintura hidroalcoólica da Trichilia catiguá orientada é 10 ml por dia.

Efeitos colaterais da Catuaba

O principal efeito colateral da Catuaba é a manifestação de dor de cabeça, quando ingerida em excesso.

 

Contraindicações da Catuaba

A Catuaba é contraindicada para crianças com menos de 12 anos, grávidas e pacientes com glaucoma ou pré-excitação ventricular.

 

Drinks com Catuaba

Se você quer apreciar a famosa Catuaba de outra forma, à não ser a pura com gelo, aqui estão alguns drinks deliciosos com a bebida. Fáceis de fazer, são ótimas pedidas para aquele momento que promete ser quente e especial.

 

– Caipirinha Selvagem

A caipirinha com catuaba é super fácil de fazer! Em um copo de vidro grande, corte 2 limões em rodelas bem finas, amasse com o açúcar, e acrescentar o gelo e a catuaba!

 

– Orgasmo

Com um nome bastante sugestivo, esse drink originalmente não leva Catuaba, mas há vários bares que estão adaptando e incluindo a selvagem na composição.

Misture 20ml de vodka, 1 colher de sopa de amendoim torrado, 20ml de leite condensado e 10ml de catuaba. Coloque gelo a gosto e pronto!

 

– Catu Tônica

A Catu Tônica é a versão brasileira da Gim Tônica. Para fazê-la, basta misturar três partes de catuaba para cada parte de água tônica. Se você quiser variar, pode incluir frutas cítricas como laranja ou tangerina.

Banner E-book Kunyaza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *